Respirar corretamente previne o envelhecimento da pele

respirar

Por Taynan Lage

A respiração é também, responsável por um bom desempenho do sistema circulatório e pelo controle das funções cardíacas.

Uma das funções do sistema respiratório é a de suprir oxigênio para os tecidos corporais, no qual é transportado pelo sangue e pelos líquidos teciduais até as células, com isso o organismo torna-se saudável.

Respirar de forma correta pode melhorar a resistência e faz com que todos os órgãos do corpo, inclusive a pele, eliminem com mais facilidade as toxinas presentes no organismo e absorvam maior número de nutrientes.

A pele é o maior órgão do corpo e possui uma grande rede vascular. É através dela que a pele respira, produz suor, se nutre, regula a temperatura, elimina toxinas, absorve substâncias, entre outros.

Para que a pele funcione perfeitamente é imprescindível receber a quantidade adequada de oxigênio. Qualquer diminuição de seu aporte gera um estado de hipóxia e conseqüente estresse.

O processo da respiração promove a condução de oxigênio através do ar até os pulmões, este entra em contato com o sangue, e o sangue o transporta através dos vasos sanguíneos para as células dos órgãos do nosso corpo, nutrindo e desintoxicando, além de combater o excesso de radicais livres, que são nocivos a saúde e inclusive promove o envelhecimento da pele.

Atualmente, muitas mulheres, e também os homens, recorrem a procedimentos cosméticos químicos ou cirúrgicos para tentar adquirir uma pele mais jovem, porém esquece que, na deficiência de oxigênio, a pele manterá seu ritmo acelerado de envelhecimento após o recurso empregado. A etapa primária, antes de qualquer desses processos, deveria ser a mudança do padrão respiratório para garantir a nutrição correta da pele.

A respiração se desenvolve gradualmente até os 20 anos de idade, passando a decrescer daí pra frente. Com o processo natural de envelhecimento, há uma diminuição na capacidade de inspirar e expirar, e de acordo com alguns estudos, as mulheres começam a declinar a capacidade respiratória a partir dos 40 anos e os homens a partir dos 50 anos.

Quando há uma diminuição na oxigenação das células da pele, ocorre uma alteração no seu funcionamento como a perda do brilho, o surgimento de rugas e marcas de expressão, além de dificuldades de cicatrização.

Exercícios respiratórios realizados de maneira regular são os mais indicados para desacelerar essa queda da capacidade respiratória, caso contrário, a pele e todos os tecidos apresentarão sinais de envelhecimento.

Pilates explicava que quando o corpo é carregado de ar fresco, o sangue revitalizado alcança as pontas dos dedos das mãos e pés. O oxigênio  que circula o corpo de forma correta promove longevidade, afirmava Pilates. As pessoas que não dominam a arte de respirar, podem gerar uma respiração preguiçosa e assim converter os pulmões num cemitério para deposição de bactérias e vírus, bem como para fornecer um refúgio ideal para sua multiplicação.

principios_pilates1-respirar

Respiração do Método Pilates

Como dizia Pilates, respirar é o primeiro e último ato da vida, e como a respiração é extremamente importante para nossa sobrevivência, o método Pilates prioriza e incentiva a respiração durante todo exercício, de uma forma em que se possa ativar, de uma maneira consciente, todos os músculos inspiratórios e expiratórios.

Primeiro passo:

Inspirar pelo nariz naturalmente, enchendo o peito de ar, de maneira a não sobrecarregar os músculos acessórios da inspiração e utilizar os músculos intercostais, responsáveis pela expansão da caixa torácica e estabilização das costelas, e diafragma, principal músculo da inspiração e contribui para estabilização da coluna. O diafragma quando estimulado através da respiração, aumenta a capacidade pulmonar.

Segundo passo:

Expirar pela boca, mantendo a mesma entreaberta para deixar todo o ar sair. Pilates dizia para expirar com força como para “apertar” cada átomo de ar impuro dos pulmões. A expiração é feita no esforço, onde envolve principalmente os músculos abdominais.

Com tudo, é muito importante priorizarmos a respiração, pois esta ajuda a estimular a circulação, e a circulação é o que cura afirmava Pilates, o sangue que circula carrega oxigênio que promove saúde ao nosso corpo e a nossa pele.

Respire!

Taynan Lage é fisioterapeuta, especializada no Método Pilates e fundadora do Studio Pilates Corpo e Saúde.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *