Benefícios da prática de Pilates na gravidez

Por Taynan Lage

O Pilates é excelente para as mamães, que estão procurando ficar mais saudáveis e querem diminuir os probleminhas da gravidez e do pós-parto, como dores nas costas, má postura e desconforto. Os exercícios podem ser feitos a partir do primeiro trimestre, sem risco para a mãe ou o bebê.

Como funciona – A atividade combina força, respiração, flexibilidade, consciência corporal e relaxamento. Durante a gestação, os músculos abdominais se alongam para acomodar o crescimento do feto e, por isso, podem ficar mais fracos. Isso também acontece com os músculos do assoalho pélvico, que sofrem grande pressão dificultando a sua contração, o que pode causar incontinência urinária.

Os músculos do abdome e do assoalho pélvico, além da respiração, são muito trabalhados, auxiliando a suportar o peso da barriga, preparando a mulher para o parto e diminuem as dores de coluna, já que os exercícios fortalecem os músculos das costas.

Os benefícios da prática do Pilates nesta fase são:
• Alongamento, fortalecimento e tonificação dos músculos;
• Melhor condicionamento físico;
• Combate a incontinência urinária;
• Recuperação mais rápida da musculatura do períneo;
• Maior facilidade na movimentação;
• Melhoria da respiração;
• Maior disposição para realizar atividades;
• Combate o inchaço;
• Melhora a circulação sanguínea;
• Melhora a oxigenação para o bebê.

A respiração e a realização dos exercícios de maneira correta são a base do Pilates, mas é importante, durante a gravidez, não prender a respiração por muito tempo, para que o bebê não sofra com a falta de oxigênio. Outra dica é não se deitar de bruços nos últimos meses, pois a posição comprime o útero contra as costas diminuindo a quantidade de sangue que chega ao bebê.

Cuidados – As aulas devem ser realizadas uma ou duas vezes por semana, sempre sob a supervisão de um instrutor especializado e com o aval do obstetra que acompanha a gestação. Além disso, deve-se ter em mente os problemas de saúde pré-existentes, consultar o médico antes de fazer qualquer atividade física, inclusive Pilates, e ficar atento, durante as aulas, a alguns sinais como dor abdominal e no peito e batimento cardíaco acelerado.

Taynan Lage é fisioterapeuta, especializada em Pilates e fundadora do Studio Corpo e Saúde.

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