Pilates para crianças

O Pilates pode corrigir a má postura, induz á concentração, alonga os músculos e é uma atividade física prazerosa. Por Taynan Lage. Leia mais …

As crianças tem sofrido com uma carga enorme de atividades extras, além da escola, o que também pode gerar estresse, sem falar nos maus hábitos posturais como sentar de maneira inadequada e no peso das mochilas, que muitas vezes também acarretam problemas na postura. Para lidar com o estresse e a má postura das crianças o Pilates é uma ótima ferramenta.

Ao contrário, do que se pensa, o Pilates tem muito a contribuir para o desenvolvimento das crianças, já que fortalece a musculatura que suporta o peso da mochila, corrige a postura errada, incentiva a concentração e disciplina, além de ser uma atividade física que gasta muita energia. Coisa que meninos e meninas têm de sobra!

Qual a idade mínima para frequentar as aulas? Na verdade, desde bem cedo, a partir dos quatro anos, já é possível introduzir as crianças em aulas específicas para elas. Os movimentos são realizados de forma lúdica, como uma grande brincadeira, respeitando os limites de cada um, ao mesmo tempo em que melhora a saúde geral e estimula a cognição e coordenação motora.

A partir dos onze anos, quando o crescimento é ainda mais acelerado, e os adolescentes têm mais dificuldades em lidar com as transformações que estão acontecendo e com o “novo” corpo, o Pilates vem para reequilibrar, dar maior consciência corporal e dar mais autoconfiança. Sem contar nos benefícios já mencionados e na prevenção e tratamento de problemas ortopédicos e alongamento muscular. É importante ressaltar, que ao contrário de algumas atividades e esportes, durante as aulas de Pilates o instrutor é muito presente, ou seja, ele acompanha a realização de cada exercício e vai corrigindo as posturas.

Pude ver a evolução de um dos meus alunos, que começou a fazer Pilates ainda aos 14 anos e agora, aos 16, já não sofre com problemas posturais e desenvolveu sua musculatura de forma saudável e prazerosa. Isso é muito gratificante! Uma coisa é certa, o importante é incentivar as crianças e adolescentes a fazerem atividades físicas, tendo em vista sua saúde e lazer, e não deixá-los somente fazer atividades como assistir TV, navegar na internet ou jogar videogame.

Taynan Lage é fisioterapeuta, especializada em Pilates e fundadora do Studio Pilates Corpo e Saúde.

Leia outros artigos do Studio Pilates Corpo e Saúde no site Bloginzine e acesse nosso Facebook e Instagram para mais informações e dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *